segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O uso das tecnologias na educação



Fonte: Revista Nova Escola on-line

Cada escola tem sua dinâmica peculiar que interfere na forma de gerir com tecnologias e, conforme seja, esse processo tem que adaptar o seu projeto de gestão às demandas da realidade apresentada. Importante salientar que a gestão tecnológica sofre também interferências diretas da maneira como está organizado um sistema de ensino.
Independente disso, as TICs estão presentes no ambiente escolar, através da efetivação de programas federais, inserindo na escola ferramentas importantes para a circulação e a produção de informação e do conhecimento.
Segundo Moran (2003), para a implantação das tecnologias é importante garantir:
1º O acesso: dos alunos, professores e comunidade às TICs;
2º Domínio técnico: sem o qual não haverá sentido a informatização da escola;
3º Domínio pedagógico e gerencial: utilização dos equipamentos em favor da aprendizagem;
4º passo: Soluções inovadoras , como acesso dos pais ao desenvolvimento escolar de seu filho e a comunicação entre escolas, por exemplo.
Entretanto, a qualidade da formação docente é condição essencial para práticas inovadoras conscientes e de qualidade.
Já alguns anos a informatização tem chegado nas escolas públicas, muito embora as questões estruturais não favoreçam a organização de laboratórios de informática adequados. Contudo, o que muito preocupa é o uso que se faz desse aparato tecnológico. Será que este é utilizado nas escolas em favor da aprendizagem do aluno ou está sendo "subutilizado"? Que competências já foram construídas para usar essas ferramentas em prol do desenvolvimento do aluno?
Almeida (2003) destaca que o profissional que não domina as tecnologias presentes na escola tende a não utilizá-las, antes a rejeitam por não terem se apropriado desse recurso.  

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